Banner

Aluna da Pós-Unifor implementa em Juazeiro do Norte o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania

O centro, que busca resolver por meio da mediação e conciliação conflitos judiciais que há muito tempo estão parados aguardando julgamento, foi o terceiro a ser implantado no Estado.

 


 

Com a vigência da lei 13.140, que dispõe sobre a mediação como meio de solução de conflitos no âmbito da administração pública, abriu-se novas oportunidades para acelerar processos no judiciário. Identificando essa nova oportunidade, a aluna Samara Cabral, do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos, implantou em Juazeiro do Norte o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que busca julgar conflitos judiciais que possam ser resolvidos por meio da mediação e conciliação.

 


Samara explica que o centro, composto por três salas de conciliação/mediação nominadas como Amor, Harmonia e Paz, foi construído seguindo os padrões internacionais exigidos e desde o início das atividades, em outubro de 2016, já agendou mais de 600 audiências, com a realização de 400, sendo 200 audiências com acordos. A intenção é aumentar, ainda este ano, para 600 audiência realizadas por mês, suprindo quase que por completo a necessidade de realização das audiências previstas no art. 334 do Código de Processo Civil.

 


Além da implantação do centro de mediação, o projeto Cejusc de Juazeiro do Norte incluiu também o treinamento de 150 pessoas na região do Cariri em técnicas de mediação, através de um curso promovido em Juazeiro e no Crato, em parceria com o Tribunal de Justiça. “Acredito que o profissional que será mais bem sucedido no futuro será aquele que resolverá da forma mais rápida e adequada os conflitos que aparecerem. Grande parte dos 100 milhões de processos que tramitam na justiça brasileira se encontraram em fase de cumprimento de sentença, ou seja, não adianta julgar, porque se as partes não quiserem cumprir, é difícil implementar a decisão. É necessário uma mudança no comportamento humano, buscando demonstrar as pessoas que elas podem e devem resolver seus próprios conflitos”, explica Samara.

 


Questionada sobre a Liderança que Transforma, conceito trabalhado nos cursos da Pós-Unifor, Samara defende que a liderança transformadora está muito ligada ao amor e dedicação para se buscar o que se verdadeiramente acredita. “Precisamos buscar descobrir nossa missão no mundo, o que não é uma tarefa fácil, mas que pode ser implementada ao se ouvir pacientemente o nosso coração. E ao se conseguir, seguir em frente, independentemente dos modismos e preconceitos”, conclui Samara Cabral.

 


Sobre a Mediação

 


A mediação é um método de solução de conflitos que conta com a atuação de um terceiro (Mediador), independente e imparcial, o qual possui atuação orientada a viabilizar e aperfeiçoar a comunicação entre as partes. Por meio dessa atuação do mediador, é possível que as partes resolvam consensualmente a controvérsia.


 
Banner
Banner
Banner
Banner

Estude na Unifor | Twitter
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz | Central de Atendimento
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados