Alunos da Pós-Unifor têm trabalhos selecionados pela Fundação Clinton

A Clinton Global Initiative University (CGIU) é um encontro entre universitários e professores de todo mundo, onde se debatem ideias para soluções de problemas globais.

Entre os dias 13 e 15 de outubro acontecerá mais uma edição do Clinton Global Initiative University (CGIU), evento organizado pela Fundação Clinton, parceira da Unifor. Dessa vez, a Northeastern University, na cidade de Boston, será a sede do evento, que pretende receber mais de 1.100 alunos de todos os lugares do mundo. Neste ano, 41 trabalhos de alunos da Pós-Unifor foram submetidos, 15 deles aprovados e 17 alunos apresentarão seus compromissos nos Estados Unidos. A edição 2017 tratará sobre temas como Educação, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Paz e Direitos Humanos, Redução da Pobreza, e Saúde Pública.

Entre os trabalhos aprovados, destacam-se os temas relacionados ao emponderamento de jovens e mulheres em comunidades carentes de Fortaleza, consumo responsável e sustentabilidade, educação e saúde. Para o aluno Carlos Pimentel, do Mestrado Profissional em Administração, ter seu trabalho selecionado é um privilégio profissional e acadêmico e mostra que, mesmo no mundo empresarial, é necessário pensar em objetivos que resultem em uma sociedade melhor.

Seu trabalho consiste em desenvolver uma técnica para utilizar os resíduos (borra) da produção de tintas imobiliárias a base de água na fabricação de tijolos sustentáveis e construir uma cozinha coletiva. “A ideia partiu do conhecimento da realidade de uma comunidade carente beneficiada através de ações da comunidade religiosa da qual fazemos parte, e vontade de propor algo inovador. Aliando sustentabilidade e compromisso social, buscamos a melhoria da segurança alimentar desta população e consequente evolução no desenvolvimento da mesma”, afirma Carlos.

Também com o intuito de impactar positivamente uma comunidade, a aluna Ana Paula Gomes, do Doutorado em Direito Constitucional, vai apresentar o projeto “Mediação em Rede”, que busca explicar para os moradores da cidade de Quixadá, interior do Estado, como funciona mediação de conflitos. “Saber que um projeto realizado no interior do Ceará foi selecionado para ser apresentado internacionalmente nos passa um sentimento de realização e nos mostra que vale, sim, o esforço e nos motiva a continuar trabalhando”, explica Ana Paula.

Para vice-reitora de Pós-Graduação, Lilia Sales, a Universidade de Fortaleza, como única instituição de ensino do Brasil parceira da Fundação Clinton, estimula seus alunos a desenvolverem projetos e ações que impactem positivamente na sociedade, propondo soluções para resolução de problemas locais com potencial de impacto global. “A tendência é que a cada ano o número de trabalhos submetidos aumentem e que os alunos representem, internacionalmente, o Brasil e o nosso Estado. Essa é a proposta da Pós-Unifor, Líderes que Transformam”, enfatiza a Vice-Reitora de Pós-Graduação da Unifor, profa. Lília Sales.

Sobre o CGIU

O Clinton Global Initiative University surgiu em 2007 baseado no modelo de sucesso o Clinton Global Initiative, uma reunião de líderes mundiais para solucionar problemas globais. O CGI U funciona de forma semelhante, mas visando desenvolver a próxima geração de líderes em universidades ao redor do mundo.