Cinema em Espaços Alternativos: O Futuro da Curadoria de Cinema - Turma 01

Usando exemplos retirados de programas de cinema ao redor do mundo, de festivais, media centers, espaços culturais, da nova onda de microcinemas e até mesmo da internet, Richard Peña irá discutir a história, o desenvolvimento e os propósitos da programação e da curadoria voltadas para o cinema, mapeando estratégias por trás da criação e promoção de mostras de sucesso nas áreas de cinema e mídia.

Já ficou claro que a grande proliferação de filmes em quase todos os lugares possíveis – de shoppings a iPhones – oferece antes uma ameaça para a cultura do cinema do que uma promessa.

As oportunidades de produção de movimentos alternativos de cinema muitas vezes parecem diminuir, em vez de ampliarem seu escopo; o alcance da grande mídia parece cada vez maior e mais dominante.

Essa situação realmente tornou o papel de programador de cinema e curador de mostras cinematográficas ainda mais crucial no atual turbilhão cultural.

Confrontado com uma oferta aparentemente infinita de opções de mídia, o público mais do que nunca precisa buscar orientação e direção com relação ao passado, presente e possível futuro do cinema.

Estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual, Audiovisual e Novas Mídias, Comunicação Social, Rádio e TV; e interessados em geral.

Período de inscrições: Até 30 de agosto de 2017, ou enquanto houver vagas.

Período do curso: 01 de setembro de 2017.

14h às 17h (6ª feira)

Richard Peña

Professor da Escola de Artes da Universidade de Columbia (Nova York) desde 1989, tornou-se professor em tempo integral na instituição em 1996 e foi nomeado Professor de Prática Profissional em 2003.De 2006 a 2009, atuou como professor visitante no Departamento de Espanhol da Universidade de Princeton. Peña também trabalhou como Diretor de Programação da Film Society do Lincoln Center e como Diretor do Festival de Cinema de Nova York de 1988 a 2012.Na Film Society, ele organizou retrospectivas de Michelangelo Antonioni, Sacha Guitry, Abbas Kiarostami, Robert Aldrich, Gabriel Figueroa, Ritwik Ghatak, Kira Muratova, Youssef Chahine, Yasujiro Ozu, Carlos Saura e Amitabh Bachchan, bem como grande série de mostras dedicadas aos cinemas africano, chinês, cubano, polonês, húngaro, árabe, coreano, japonês, soviético e argentino.Fluente em português e apaixonado pelo Brasil e pelo cinema brasileiro e latino-americano, Peña atua ainda como palestrante e professor convidado em diversas instituições do país, como UFF, UFRJ, USP e UFRGS.

20 (vinte) Vagas

Matrícula de R$ 415,00 (quatrocentos e quinze reais)