Aluno da Pós-Unifor cria algoritmo que reduz gastos nos cortes de roupas na indústria têxtil

Bonfim Amaro Júnior, aluno do Doutorado em Informática Aplicada e professor da Unifor, realizou este trabalho durante sua dissertação de mestrado e já coloca em prática na sua empresa.

No mercado industrial, por muitas vezes, grandes quantidades de matéria-prima acabam sendo desperdiçadas ainda na fase inicial da produção, algo muito comum na área têxtil devido à complexidade do processo de corte. Identificando esse problema, o aluno da Pós-Unifor, Bonfim Amaro Júnior, aluno do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada, trabalhou no desenvolvimento de um algoritmo que é capaz de reduzir o desperdício de material durante o processo.

O aluno explica que o algoritmo funciona por meio da entrada de um conjunto de itens regulares ou irregulares e suas respectivas quantidades, que, em algumas instâncias, podem ser abstrações computacionais para representar calças, calções, camisas, dentre outros. “O procedimento aloca todas as peças dentro dessa superfície sem que ocorra sobreposições, e objetiva minimizar a área necessária para comportar o plano de corte”, afirma Bonfim.

Bonfim, que recentemente defendeu sua tese de doutorado, possui uma empresa no ramo, fato que o ajudou a detectar este problema e perceber que era algo recorrente em outras indústrias têxtil. Este trabalho, que foi realizado em sua dissertação, já está sendo colocado em prática no seu negócio, e conseguindo resultados bem acima dos anteriores, tanto no tempo necessário, que foi reduzido pela metade para realização do processo, quanto no aproveitamento da matéria-prima, que chega a ser 20% melhor.

Para Bonfim, ciência, tecnologia e sociedade devem sempre andar de mãos dadas, para que se mantenham na mesma velocidade de novas descobertas. “Liderar é uma atividade que requer esforço, autoconhecimento e progressivo refinamento de habilidades e competências. Não há um algorítmo para informar o que se deve fazer para ser um líder, por isso quero sempre crescer e aprender”, finaliza.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada, PPGIA, professor Plácido Pinheiro, explica que o curso sempre busca trabalhar com temáticas que encontrem soluções para problemas, seja no âmbito industrial e empresarial ou mesmo na saúde e educação. “Tentamos sempre apresentar essas situações aos nossos alunos e questionamos: ‘como aperfeiçoar a solução de tal problemática de forma otimizada? “, afirma o coordenador.