Alunos da Pós-Unifor organizam palestra sobre educação política em escola pública de Maracanaú

Em tempos de incertezas políticas é importante garantir que a próxima geração de eleitores seja mais consciente e proativa quanto ao seu papel na sociedade. Pensando nisso, os alunos da especialização em Direito Eleitoral, Felipe Castro e Jéssica de Lima, organizaram no último dia 28 de agosto um evento em uma escola pública de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, para tratar justamente sobre a temática da educação política.

Durante a palestra realizada para alunos do 3° ano do ensino médio, o empoderamento social dos jovens foi muito debatido, estimulando-os a terem consciência de seus direitos e deveres enquanto eleitores e cidadãos. Para o aluno da Especialização em Direito e Processo Eleitoral, Felipe Castro, é de suma importância trabalhar esse tema e explicar algumas noções básicas sobre funções de determinados cargos e dar definições sobre o que é um plebiscito e referendo, por exemplo. “O impacto de nossa ação é justamente esse, compartilhar esse conhecimento com que não tem tanto acesso”, diz ele.

A aluna da Escola Antônio Martins Filho, em Maracanaú, Letícia Sâmila, afirma que a participação nesta ação social representou muito conhecimento sobre a organização política do país. “Acredito que o que eu conseguir absorver hoje vá representar um crescimento pessoal e um novo caminho para o meu futuro”, explica ela.

Jéssica de Lima, aluna da Pós-Unifor e também organizadora da ação social, explica que realizar um evento relacionado à política em um escola pública era algo que buscava desde sua graduação e espera que os jovens que estiveram presentes possam ter aproveitado o máximo que lhes foi fornecido. “Fui aluna de escola pública e realizar algo como isso era um sonho. Acredito que única coisa que pode mudar a realidade do nosso país é trazer educação política para as escolas, desenvolvendo cidadãos conscientes do que é política”, finaliza.