Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública - Turma 2

GERAL

Oferecer instrumentos teóricos e práticos para a pesquisa, a intervenção e o ensino na área da saúde mental, proporcionando elementos para a análise interdisciplinar das políticas de saúde mental e respectivas estratégias diagnósticas e terapêuticas.

ESPECÍFICOS

Fundamentar e estabelecer um campo de diálogo entre a psicofarmacologia, a psiquiatria e a psicanálise sobre as formas de diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico, a partir da história da psicopatologia e da sua contemporaneidade, visando à compreensão crítica e à intervenção nas estratégias de promoção da saúde mental na esfera pública.

Contextualizar historicamente as diretrizes políticas, éticas e técnicas presentes na legislação e na sistemática dos serviços públicos relacionados à saúde mental - SUS (Sistema Único de Saúde), ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e LRP (Lei da Reforma Psiquiátrica).

Proporcionar experiências clínico-institucionais em serviços multiprofissionais de saúde mental.

PÚBLICO ALVO

Médicos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, advogados, gestores do SUS, trabalhadores da rede pública e outros profissionais da saúde, da justiça e da educação ligados à saúde mental.

MATRÍCULAS: até 15/11/2017

Entrega da Documentação(*): até 15/11/2017

(*) Esta documentação deverá ser entregue na Secretaria da Divisão de Pós-Graduação até a data supracitada.

Local: Bloco B – Sala 08

Horário de Funcionamento da Secretaria: 7h30 às 22h45 (segunda a sexta)  e 7h30 às 12h (sábado)

PERÍODO DO CURSO: Jan/2018 a Jun/2019

Consulte Aqui o cronograma de aulas

COORDENAÇÃO

Edileia Bezerra Feitosa, Mestranda

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

DOCUMENTAÇÃO

• Contrato emitido no término da inscrição;
• Modelo de Curriculum Vitae (Clique AQUI para baixar o currículo);
• Diploma do Curso Superior (fotocópia autenticada ou cópia e original);
• Carteira de Identidade (fotocópia autenticada ou cópia e original);
• Fotocópia do Histórico Escolar (CURSO SUPERIOR);

CARGA HORÁRIA

DISCIPLINAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

Autodescoberta e Autoliderança

Liderança Empreendedora

Liderança na comunicação e gestão

Liderança nas organizações: ética e gestão

NÚCLEO ESPECÍFICO

A escuta psicanalítica grupal na Saúde Pública

Atuação Prática

Drogas e Álcool na Saúde Pública hoje

Ética do cuidar em Saúde Mental, Direitos e Legislação.

Experiências e reflexões em serviços de Saúde Mental (PARTE I)

Experiências e reflexões em serviços de Saúde Mental (PARTE II)

Experiências e reflexões em serviços de Saúde Mental (PARTE III)

Fundamentos da psicopatologia psicanalítica

Fundamentos para a escuta psicanalítica e a intervenção clínica nas instituições de saúde pública

Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil: fundamentos para uma prática interdisciplinarIntrodução a Psicofarmacologia

Introdução a psicopatologia psicanalítica

Introdução às concepções de saúde e doença a partir da História da Psicopatologia

Metodologia da Pesquisa Científica  e Elaboração de Projetos

Políticas públicas de Saúde Mental: uma abordagem histórico-critica

Redes de atenção e redes de produção de saúde – nas perspectivas da Inteligência Coletiva e da Política Nacional de Humanização

Trabalho de Conclusão de Curso

VAGAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES - PDL

6ª feiras: das 19h às 22h30

Sábados: das 08h às 17h

NÚCLEO ESPECÍFICO

6ª feiras: das 19h às 22h

Sábados: das 08h às 12h e das 13h às 17h

Periodicidade: Quinzenal

FORMA DE PAGAMENTO

*Matrícula de R$ 400,00 + 18 parcelas mensais de R$ 565,00

*Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa.

Ex-aluno Unifor:
Funcionários de empresas parceiras: 10% à 15%
Para pagamento à vista: 10%

Pagamento no Cartão de Débito ou Crédito*

* Para o pagamento no Cartão de Crédito somente em 1x

** Os descontos não se aplicam à matrícula. Os descontos estão condicionados à regularidade do egresso junto à Universidade. Para fins de desconto, são considerados ex-alunos os graduados e pós-graduados pela Unifor e participantes dos cursos com mais de um dia de duração em parceria com a Universidade de Columbia e a Wharton School. Os descontos não são cumulativos.

O vencimento de cada mensalidade será no último dia útil de cada mês.

SERÁ INDEFERIDA A MATRÍCULA DO ALUNO QUE ESTIVER EM DÉBITO ANTERIOR COM A FUNDAÇÃO.

FINANCIAMENTO

Em até 36 parcelas (Bradesco)

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO

• Quaisquer alterações que se fizerem necessárias em relação ao corpo docente obedecerão ao critério da experiência e da qualificação.

• A ordem das disciplinas apresentadas no folder não significa a ordem em que serão ministradas.

• A UNIFOR reserva-se o direito de alterar o período de matrícula e início do Curso, a seu critério, bem como de NÃO realizá-lo caso o número de vagas NÃO seja preenchido.

Homepage: www.unifor.br