Alunos da Antwerp Management School participam de intercâmbio na Pós-Unifor

O estudantes, alunos da escola de negócios da Universidade da Antuérpia na Bélgica, participam de um módulo sobre marketing e conhecem o funcionamento de algumas empresas cearenses.

Alunos do mestrado em marketing estratégico da Antwerp Management Schoool, da Universidade de Antuérpia, estão no Ceará para acompanhar aulas na Universidade de Fortaleza, bem como conhecer a realidade e o modelo de trabalho das empresas locais. A visita faz parte de um módulo internacional chamado 3Continent Master in Strategic Marketing, que propõe aulas na Bélgica, Estados Unidos e Brasil.

Na capital cearense, oito alunos que participam do intercâmbio com duração de 15 dias, terão dentro da programação aulas com professores dos mestrados e mba's da Pós-Unifor, com temas relacionados ao marketing, inovação e práticas de gestão em diferentes culturas. Ainda como parte da programação, os alunos conhecerão cases de empreendedores locais e terão visitas técnicas a empresas de destaque nacional, tais como esmaltec, sistema verdes mares, indaiá, dentre outras.

João André de Barros Teixeira, professor da Universidade da Antuérpia, responsável pela parceria entre a Unifor e o Programa Antwerp Management School, explica que a ideia da parceria surgiu tendo como principio proporcionar aos alunos da Antwerp Management Schoool a possibilidade de conhecer um mercado emergente, dentro de um país emergente como o Brasil, conhecendo a região Nordeste, propulsora de novas oportunidades e ideias que crescem no mercado nacional.

Para a professora Nayane Monteiro, que coordena a visita dos alunos ao Ceará, essa é uma oportunidade para que eles conheçam um pouco sobre a nossa cultura e saibam como o marketing está sendo praticado aqui. “É importante, pois além deles estarem em um país em desenvolvimento, eles estão em uma região que também está passando por muitas mudanças e que, por muitas vezes, não é considerada por estrangeiros. A experiência em Fortaleza mostra aos estudantes que o Brasil é um país enorme e multicultural, indo muito além de regiões que são mundialmente famosas e importantes como Rio de Janeiro ou Amazônia.”, afirma.

Andrew Mandela, aluno da Antwerp Management School, fala da importância da missão e da felicidade em ser um cidadão global, com espírito aberto e, mais importante, de saber conviver com diferentes culturas. “O marketing na nova era está se revelando um elemento importante que as organizações e empresas parceiras precisam abraçar profundamente. Isso é mais certo ao se comparar as culturas que afetam em grande parte o futuro de um negócio; e mais importante a sobrevivência do negócio. Em Fortaleza percebi o brilho de ser global, de espírito aberto e, mais importante, de adaptar-se a diferentes ambientes culturais”, finaliza Andrew Mandela.

Sobre a Antwerp Management School

A Antwerp Management School foi criada em 1959 e oferece doze programas de mestrado e mais de sessenta programas executivos de curta ou longa duração. A maioria dos estudantes da Antwerp Management School vem do exterior, o que reflete a perspectiva global da escola. A Dentre as acreditações internacionais, a Universidade de Antuérpia é credenciada pela Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) para seus programas econômicos na Faculdade de Ciências Econômicas Aplicadas , tornando-se a primeira universidade belga a adquirir essa acreditação. Em 2015, a Antwerp Management School obteve a acreditação da AMBA para o MBA Executivo em associação com o IBS.