Alunos de Pós-Graduação da Unifor participam de intercâmbio na França

Estudantes do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva participam de curso na Universidade de Rouen.

Alunos do Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza participam de 13 à 17 de novembro, de um intercâmbio internacional no Centro Hospitalar da Universidade de Rouen (CHU-Rouen), considerado o oitavo maior complexo hospitalar da França e um dos melhores da Europa. A visita é parte de um convênio firmado entre a Unifor e a Universidade de Rouen, que propõe esse intercâmbio entre alunos e professores de ambas as instituições, a fim de compartilhar e acompanhar estudos e pesquisas relacionados ao campo da saúde pública.

Na Universidade de Rouen os discentes participarão de um curso de imersão nas práticas de enfermagem utilizadas na França, assim como participarão de dois seminários nos quais os profissionais e estudantes franceses e brasileiros apresentarão seus projetos de pesquisa em andamento, compartilhando as perspectivas científicas na área.

A parceria do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, com a Universidade de Rouen e o com o Centro Hospitalar Universitário de Rouen, hospital referência na Europa para atendimentos de alta complexidade, permite que os alunos matriculados no Programa tenham uma formação de 40h/a na França, perpassando por conteúdos como hemodiálise, transplante, pediatria, cuidados paliativos, centro cirúrgico, psicopedagogia, dentre outros, explica Karla Rolin, coordenadora do MPTIE. “É uma experiência inovadoras para nossos alunos, que abre portas e possibilidades profissionais por meio dos novos conhecimentos adquiridos, e das pesquisas internacionais que surgem, conclui Karla Rolim.

Para Juliana Oliveira, aluna do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva, esta é uma experiência enriquecedora, pois poderá conhecer a realidade da enfermagem em um país com diferentes práticas no campo da saúde. “Acredito que a participação neste intercâmbio irá ampliar a percepção sobre o alcance da atuação profissional e as estratégias terapêuticas utilizadas, além de representar uma valiosa troca de experiências transculturais”, afirma.