Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) conforme a Nova NBR 5419/2015 - Turma 01

Proporcionar aos participantes os conhecimentos necessários para projetar, executar, testar e inspecionar sistemas de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA.

Capacitar o profissional para desenvolver atividades relacionadas com sistemas de proteção contra descargas atmosféricas abordando os seguintes aspectos:

1) Gerenciamento de riscos

2) Possíveis danos a estrutura e riscos envolvidos

3) Proteção dos sistemas elétricos, eletrônicos e estrutura;

4) Considerações sobre inspeção predial;

5) Atividade prática: Prática: Ensaios elétricos exigidos pela NBR 5419/2015

Engenheiros eletricistas, civis, tecnólogos, eletrotécnicos, eletricistas e estudantes de engenharia.

Conhecimentos necessários para participação no curso: Não se aplica

Período de inscrições: Até de 25 de dezembro de 2017, ou enquanto houver vagas.

Período do curso: de 04 a 20 de janeiro de 2018.

18h30 às 22h30 (5ª e 6ª feira)

8h às 12h e das 13h às 17h (Sábado)

Parte 1 - Princípios Gerais.

Parte 2 – Gerenciamento de Risco.

Parte 3 – Danos físicos às estruturas e perigo à vida.

Parte 4 – Proteção dos sistemas elétricos e eletrônicos internos à estrutura.

Exercícios práticos – Gerenciamento de Risco.

Parte Prática: Ensaios elétricos exigidos pela NBR 5419/2015 (Continuidade elétrica das armaduras, eletrodo de aterramento e BEP).

Wellington Alves de Brito

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1993), especialização em Engenharia Mecatrônica (1996) e mestrado em Engenharia de Teleinformática também pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professor da Universidade de Fortaleza onde coordenou o curso de Engenharia Elétrica e atualmente coordena os cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Telecomunicações. Trabalhou na FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e no INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica no desenvolvimento de Sistemas Embarcados. Possui ampla experiência no mercado de Telecomunicações tendo atuando no planejamento e implantação de Redes de Dados de abrangência Nacional, como de Redes Multisserviços (IP), Redes TDM e Frame Relay, Plataformas xDSL, Sistemas Multimídias. Tem experiência com Sistemas Ópticos e Sistemas Multimídias e Comunicação Sem Fio, experiência em projetos na área de Engenharia Elétrica e Sistemas de Geração Distribuída.

Victor Narbal A. de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Elétrica, com MBA em Gerenciamento de Projetos e especialização em Segurança do Trabalho, todos pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Pertence a Diretoria do IBRAENG (Instituto Brasileiro de Auditoria de Engenharia), é sócio proprietário da VH Engenharia e Consultoria, empresa que atua nas áreas de serviços elétricos, segurança do trabalho, inspeção e auditoria predial e treinamentos. É inspetor de conformidade das instalações elétricas em baixa tensão – BT e SPDA (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas). Ministra o módulo de Instalações Elétricas do curso de Inspeção e Auditoria Predial na Uniconstruir/Sinduscon/IBRAENG e outros cursos na área de engenharia elétrica.

24 (vinte e quatro) Vagas

R$ 770,00 (setecentos e setenta reais).

**Condições especiais para pagamento