Programa de Pós-Graduação em Psicologia comemora 20 anos

Evento em homenagem ao PPGP será realizado dia 14 de dezembro, celebrando a história do curso e os vínculos entre professores e alunos.

Como forma de celebrar os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), acontece no próximo dia 14 de dezembro, a partir das 18h30, o evento “Função Social da Ciência: Psicologia, Produção de Conhecimento e Transformação Social”, que será realizado no auditório H-85, no campus da Unifor. O encontro foi organizado para ser um momento de confraternização entre as pessoas que fizeram ou ainda fazem parte dessas duas décadas do Programa e de quem constrói esta história hoje, incluindo alunos e professores do mestrado e doutorado.

Sobre o Programa

Originado em 1997 como o primeiro programa stricto sensu em psicologia do Estado, o curso já formou 20 turmas de Mestrado e 8 de Doutorado. Hoje o programa, que é composto por 14 professores, estuda temáticas relacionadas à psicologia ambiental, saúde do trabalhador, ócio e lazer, psicologia social, psicanálise, fenomenologia, psicologia da saúde e família. Na estrutura do curso, que conta com oito laboratórios, são desenvolvidos projetos e pesquisas de inserção social realizados tanto de forma teórica, ligado à constituição da psicologia como ciência, como em forma de pesquisas aplicadas em parceria com instituições.

Um outro aspecto importante sobre o curso é a revista científica de psicologia, Subjetividades, classificada como B1 para Capes, cujo objetivo é garantir a expansão acadêmica e científica da psicologia, em âmbito nacional e internacional.

Para atual coordenadora, Normanda Morais, estar à frente do programa que agora completa 20 anos de história é um motivo de grande alegria e de muita responsabilidade. “Ser coordenadora desse programa é, sobretudo, uma grande alegria e uma grande satisfação. Somos um grupo de professores bastante heterogêneo e muito colaborativo. Temos alunos interessados e de diferentes áreas, que buscam o Programa para se qualificarem e assumirem melhor as suas profissões, seja na docência no ensino superior, clínica, educação ou saúde. Nossa missão como coordenação tem sido potencializar nossas fortalezas e  caminhar no sentido do aprimoramento constante das nossas produções, da formação dos nossos alunos e do desenvolvimento de pesquisas e ações que impactem a realidade”, explica Normanda.

Tereza Gláucia, Chefe de Divisão Stricto-Sensu , que foi a segunda coordenadora do programa, relembra sobre o tempo em que estava à frente do PPGP: "Foi um período muito importante para mim, pois significou pensar em um projeto coletivo para o programa de pós-graduação com o envolvimento de todos os docentes. Foi uma fase de aprendizado no processo de gestão na Pós-graduação Stricto Sensu, mas também uma fase de autoconhecimento, de administrar as diferenças tendo sempre em mente o objetivo maior do curso. Considero que o apoio da Vice-reitora, prof. Lília Maia, dos docentes do PPGP e do pessoal administrativo foi fundamental para que o trabalho realizado tivesse êxito”, concluiu Tereza.

Depoimentos

“Foi uma experiência incrível! O início da realização de um sonho. Me lembro como se fosse hoje, no dia que saiu o resultado da seleção do mestrado recebi o convite para iniciar também minha jornada como docente na Unifor. Minha trajetória no mestrado contou com uma equipe de professores super preparados, conceituada a nível nacional e internacional, me possibilitando mergulhar com muita tranquilidade e segurança nos desafios de concluir uma dissertação! Além de um campus inspirador , uma biblioteca física e virtual vasta de obras importantes, encontrei todo apoio necessário para chegar ao final com gostinho de quero mais! E que venha em breve o Doutorado!”

Carla Carneiro, ex-aluna de Mestrado

"A Unifor foi o lugar que me possibilitou o crescimento e amadurecimnto da minha carreira profissional. Foi onde fiz toda minha formação em psicologia e o PPGP representa a experiência vivida do meu mestrado e doutorado. Sou professora hoje com a satisfação de ter experimentado uma das melhores formações do país. A Psicologia no Brasil reconhece a Pós-Graduação da Unifor como um campo de desenvolvimento profissional e humano."

Juliana Fernandes Eloi, aluna do Mestrado e Doutorado