Banner

Professor da Pós-Unifor participa de seminário internacional na Espanha

Clerton Martins, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, também lançou o livro “Envelhecer: Tempo de (Re)Criar a Vida”, organizado em parceria com um mestrando.

 

 

Entre os dias 14 e 15 de dezembro de 2017, o professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor, PPGP, Clerton Martins, participou do seminário “Metodologia Científica - Practicas Etnográficas”, no âmbito do Master Interuniversitário em Antropologia de Iberoamérica das Universidades de Salamanca, Valladolid e León, na Espanha. Na ocasião, também foi lançado o livro “Envelhecer: Tempo de (Re)Criar a Vida”, organizado pelo docente em parceria com o mestrando Marlo Lopes.

 


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2005 a população com mais de 60 anos representava 9,8% dos brasileiros. Em 2015 esse número saltou para 14,3%. Assim, a discussão sobre a qualidade de vida dos idosos se torna cada vez mais necessária nos dias de hoje.

 


“A turma atual do mestrado é composta por interessados das áreas de ciências humanas e sociais de diversas regiões, chamando a atenção a marcada presença de alunos chineses interessados nos estudos interculturais, para além de portugueses e espanhóis, em sua maioria. Três brasileiros integram a turma que participou do seminário.”, comenta Clerton Martins. 

 


No seminário internacional, o professor da Unifor discutiu temáticas relacionadas à antropologia e situação dos idosos, apresentando o vídeo fruto da pesquisa intitulada “ Recriando-se nas temporalidades livres da velhice - um estudo sobre experiências potencializadoras de vida com idosos do nordeste do Brasil”.

 


“Após as apresentações teóricas, seguiu-se um longo e rico debate onde o interesse maior recaiu sobre a responsabilidade ética do pesquisador etnográfico e detalhes da prática aplicada”, explica o professor.

 


O livro “Envelhecer: Tempo de (Re)Criar a Vida”, reúne pesquisas e textos de especialistas do assunto, boa parte sendo produzida no OTIUM — Laboratório de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e do Tempo Livre da PPGP, que é coordenado pelo professor Clerton Martins. Já foram realizados eventos de lançamentos da obra na cidade de Évora, em Portugal, e na Unifor.

 
Banner
Banner
Banner
Banner

Estude na Unifor | Twitter
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz | Central de Atendimento
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados