Banner

Alunos da Pós-Unifor criam produto para mulheres mastectomizadas

Karina Romcy, Felipe Vieira e Ennara Silva, alunos do MBA em Gestão Estratégica de Marcas, desenvolveram como Trabalho de Conclusão de Curso um novo produto para a Associação Cearense de Mulheres Mastectomizadas - Toque de Vida.


O projeto consiste na criação de peças de lingerie e moda praia com bojos preenchidos por prótese de espuma de poliuretano e grãos de polietileno, elementos que atualmente possuem alto custo no mercado. Além disso, a renda obtida na comercialização dos produtos foi revertida para a manutenção da Toque de Vida visando contribuir para assistência e apoio às mulheres que procuram a ONG.


"O nosso intuito é possibilitar que um maior número de mulheres possam comprar esse produto para que as mesmas não se sintam mais constrangidas ao usar uma roupa por não ter uma das mamas ou ambas, trabalhando a autoestima que nesse período fica tão abalada", enfatiza Karina Romcy, aluna do MBA em Gestão Estratégica de Marcas.


A ideia da iniciativa surgiu durante a Oficina de Ação de Impacto, ministrada por Maria do Céu Studart (docente e coordenadora da Pós em Gestão Estratégica de Marcas) e pelo professor Edmundo Mendes Benigno, orientador do projeto. "Durante a oficina, um dos alunos do grupo [Felipe Vieira] citou que havia realizado um trabalho com a Associação, ainda na graduação. Então, avaliamos que poderia ser um excelente objeto de estudo para o desenvolvimento de uma ação de impacto positivo", explica a coordenadora.


Para a implementação, a equipe desenvolveu um plano de ação envolvendo as etapas de capacitação das mulheres para fabricação do novo produto, rebranding da marca Toque de Vida, desenvolvimento de uma identidade visual, consultoria em marketing digital, abertura de canal de venda dos produtos na web, consultoria de mercado para precificação e organização de desfile para divulgação do novo produto.


"Os nossos TCCs possibilitam aos alunos colocarem em prática o conceito da liderança transformadora e aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a realização do curso de especialização, apresentando ao mercado novidades e projetos de melhorias, ações de impacto, tangibilizando os três pilares: autoconhecimento, capacitação técnica de excelência e transferência de conhecimento", finaliza a professora Maria do Céu Studart.


Sobre a Associação
Fundada em 1993, A Associação Cearense das Mastectomizadas - Toque de Vida é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida desde 2006 pela Prefeitura Municipal de Fortaleza como entidade de utilidade pública. A ONG nasceu da reunião de um grupo de mulheres, pacientes do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) que trocavam experiências durante a espera das sessões de quimioterapia e se sensibilizavam com suas histórias de vida.

 

Atualmente a organização mantém parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa à Mulher Mastectomizada (GEPAM/UFC), que mensalmente leva informações de saúde e autoestima e também com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), órgão nacional responsável por políticas públicas para rastreamento do câncer de mama e tratamento adequado para mulheres diagnosticadas com a doença.

 
Banner
Banner
Banner
Banner

Estude na Unifor | Twitter
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz | Central de Atendimento
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados