Aluna da Pós-Unifor realiza projeto de eficientização energética do hospital Instituto José Frota

A ideia surgiu em sala de aula, na disciplina de sustentabilidade, do Programa de Desenvolvimento de Líderes.

Entender as habilidades necessárias para o profissional do século XXI é um dos caminhos para a Inovação. Pensando nisso a Pós-Unifor idealizou o Programa de Desenvolvimento de Líderes, com o objetivo de estimular nos alunos o pensar criativo e o desenvolvimento de projetos de impacto para sociedade. Nesse sentindo, a aluna Bete Aguiar, da Escola de Tecnologia da Pós, desenvolveu o projeto de eficientização energética do hospital Instituto José Frota (IJF).

Bete explica que tudo começou durante as aulas da disciplina de sustentabilidade, ministradas pelo professor Adailton Arruda, gerente do Programa de Eficiência Energética Enel Brasil. “Durante a aula o professor nos falou sobre um fundo de financiamento existente na Coelce, para projetos ligados a eficiência energética. Após a aula já falei com o professor, tirei todas as dúvidas em relação ao edital e fiz o projeto propondo a eficientização do IJF, uma vez que sou arquiteta de lá”, explica Bete.

Em termos de economia, com a implementação do projeto, o IJF teve uma redução de 930 megavolts/ ano e em termos financeiros, R$ 218 mil reais ano. “Nos estávamos a 20 anos sem fazer nenhuma substituição dos equipamentos de refrigeração existentes. Além disso nos tínhamos apenas dois chillers em funcionamento, quando existem na verdade sete, os outros estavam totalmente sucateados, sem possibilidade de recuperação. Esse projeto veio em extrema boa hora, para que pudéssemos equacionar a resolução desse problema. É um projeto de grande importância para instituição IJF, afirma Walter Frota, superintendente do hospital.

Para o professor Odaiton Arruda a iniciativa da Pós-Unifor, em complementar o conhecimento teórico a prática de mercado, na grande maioria das vezes dará bons frutos, a exemplo do projeto idealizado para o IJF. “O aluno deve visualizar em sala de aula, as realidades e oportunidades que o mercado dispõe. Os resultados estão ai, todos os envolvidos estão de parabéns”, explica Odailton.

“Fazer um projeto de grande proporções como esse, impactando grandemente na vida de tantas pessoas, é a maior recompensa. Faria tudo novamente se fosse preciso, concluiu Bete Aguiar.